Quarta-feira, 20 de Dezembro de 2006

Acne, Cuidado essenciais

Muito pouca gente se pode “gabar” de nunca ter acordado de manha e deparar-se com este grave e inestético problema, o Acne.

A maior parte dos casos são apenas uma ou duas borbulhinhas, mas há casos em que elas aparecem em grande escala e causam lesões mais profundas na pele e na nossa auto-estima.


A acne é uma doença tão antiga como o Homem e tem um impacto significante na qualidade de vida da pessoa que sofre desta doença, uma vez que afecta o bem estar social e emocional da pessoa, causando situações de embaraço e inadaptação na relações sociais.


Apesar da Acne parecer um problema estético externo, é, na maioria dos casos consequência de distúrbios internos do organismo, que quando encontra “terreno” propício ( pele seborreica ) se desencadeia mais facilmente.

Glândulas sebáceas mais activas, aumento da produção de sebo, modificação dos seus constituintes, actividade de algumas bactérias, retenção do sebo, são todos factores que determinam os fenómenos inflamatórios da Acne.


O problema da Acne inicia-se na puberdade e atinge o seu auge na adolescência e pára na fase adulta, embora não seja regra absoluta, pois poderão continuar a aparecer pontos negros e borbulhas.


Causas possíveis


Hereditariedade, stress, aumento da hormona androgénio, pressão ou fricção excessiva da pele, exposição a certos químicos contidos em alguns produtos cosméticos ou de alguns medicamentos ( por exemplo esteróides ), e outros problemas hormonais são os factores de causa da doença.


Tratamento


Devido á existência de várias causas, este problema exige uma terapêutica igualmente variada.

Deve começar-se pelo foco que originou o problema e tratá-lo.

Ao mesmo tempo há que avaliar a extensão e gravidade da acne e prescrever tratamentos tópicos ( aplicados directamente na pele ), sistémicos ( por via oral, normalmente antibióticos ), ou usar ambos os métodos em conjunto.


Conselhos


Procure um especialista, uma terapêutica configurada para cada caso pode evitar graves consequências.

Não esprema as borbulhas, ao fazê-lo vai aumentar ainda mais o dano.

Faça uma boa higiene, este cuidados são fundamentais, embora o excesso de lavagens também seja prejudicial. Use um sabonete de limpeza para pele acneira que poderá controlar a oleosidade ( esta melhora o terreno para a propagação do acne por isso deve evitá-la ao máximo).

Pouca maquilhagem, esta deve ser o mais ligeira possível. Evite os compactos e bases opacas e espessas que contribuem para o entupimento dos poros.

Usar SEMPRE as loções de limpeza e a tónica adstringente que são muito uteis.



Dicas e Curiosidades


O zinco é um elemento que desempenha um papel activo em numerosos processos orgânicos, ajuda na manutenção do sistema enzimático e das células e é importante para a estabilidade sanguínea, para o metabolismo das proteínas e dos hidratos de carbono e para a utilização correcta da vitamina A fundamental para a boa saúde da pele. Vários estudos afirmam que é bom coadjuvante no tratamento da acne. Encontra-se na levedura de cerveja, feijão, nozes, sementes, gérmen de trigo e no peixe por exemplo.

Consumo Diário Recomendado: 50 Mg.


A alimentação de quem sofre de acne deve ser saudável, embora não esteja provado que alimentos como o chocolate, as azeitonas e outros alimentos “gordurosos” provoquem directamente borbulhas.

As dietas hipercalóricas no seu conjunto sim. Também os banhos de sol, apesar da acção cicatrizante da nossa estrela rei, podem provocar o aumento de produção de sebo e assim beneficiar a propagação da acne.

publicado por Blix às 12:19

link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Aninhas a 24 de Novembro de 2008 às 17:13
Artigo muito bom ;)

Comentar post

»tags

» todas as tags

Restaurantes em Lisboa

»subscrever feeds