Sábado, 18 de Novembro de 2006

Floribelas – Decore a sua casa!

FLorEsta altura do ano é o momento ideal para iniciar o seu “jardim”.

Deve ter em atenção vários aspectos para que ele floresça com grande explendor.

Primeiro de tudo deve escolher cuidadosamente os bolbos, tenha em atenção que os mesmo devem estar secos e carnudos e devem ser rijos ao toque.

Outros factores não menos importantes são os seguintes:

  • Terreno

Os bolbos devem ser retirados dos vasos o mais cedo possível após a sua compra para que os mesmo não se estraguem.

A mistura de terra a colocar no vaso deve ser á base de turfa ou um composto próprio para bolbos( normalmente tem na sua composição turfa e carvão vegetal esmagados).

Outro ponto importante dentro deste factor é o facto da humidade, é importante que drene bem o vaso para que a terra não encharque, pois a água em quantidade demasiada vai fazer com que o bolbo apodreça. Não aconselho o uso de adubos, muito menos químicos em casos de ultima hipotese opte por adubos orgânicos!

  • Plantação

O primeiro passo da plantação é enterrar os bolbos a uma pequena profundidade ( 2 a 3 vezes o diametro do bolbo), lembre-se de colocar o bolbo com os vértices para cima, tenha em atenção também o espaçamento entre os bolbos, algun de grandes dimensoes devem ficar entre 10 a 20 cm dependendo da especie, os pequenos entre 5 e 10 cm.

  • Cuidado

Deve começar por proteger as plantas do calor e da luz até que as raizes começem a desenvolver-se, pode coloca-los num lugar escuro ou simplesmente cobri-los com o saco preto, não se esqueça de verificar periodicamente os vasos.

Quando a flor começar a nascer destape-os e vá rodando o vaso com frequência para que apanhem luz de igual modo em todos os lados.

Regue-os quando a camada superficial secar e mantenha-os a uma temperatura entre 7 e 10º, quando estiverem mais crescidos a temperatura não deverá exceder os 18 ou 20º, até que os botões abram.

Caso algumas plantas murchem deve remove-las para possibilitar um melhor crescimento das sobreviventes.

  • Exterior

Após a floração pode colocar as plantas no exterior através de replantação, antes de as transplantar lembre-se de remover as folhas mortas e enriqueça a terra com um pouco de adubo de preferência orgânico.

publicado por Blix às 01:52

link do post | comentar | favorito
|

»tags

» todas as tags

Restaurantes em Lisboa

»subscrever feeds