Domingo, 19 de Novembro de 2006

João Pestana! A importância do Sono.

Dormir é muito importante para a saúde, tanto quanto o comer e o beber.

O bem estar físico e psicológico depende essencialmente de uma noite de sono.

O sono ajuda a recuperar forças, a rejuvenescer as células, fortalece as nossas defesas, o sistema imunológico, e como é obvio aumenta a nossa boa disposição, é ainda um grande ajuda para quem quer manter a linha, pois o sono ajuda a controlar a fome.


 


Isto tudo parece muito fácil, mas na realidade não é bem assim, as pessoas tem vários problemas em dormir, quer seja devido a ruídos ou simplesmente porque não conseguem dormir ( ou porque ao lado está o marido a ressonar :P).

As perturbações do sono são um problema complicado, mas, há que distinguir as causas possíveis e tratáveis.

Certos hábitos de vida sem qualquer ligação aparente aos problemas de sono são por exemplo o beber café ou álcool ou até mesmo uma simples doença.

Identificar a origem das perturbações é o primeiro passo no caminho para o sono perfeito sem ter de recorrer a medicação, os comprimidos devem evitar-se o mais possível.

Não exite em contactar o seu médico caso não consiga resolver o seu problema, os efeitos da falta de sono podem ser desastrosos, desde fadiga, irritabilidade, dores de cabeça, memória e raciocinio lentos assim como a capacidade de concentração.

Conselhos para bem dormir

  • Alimentação correcta e exercício físico fazem parte do suporte que seguram o sono.

A maior parte dos alimentos que ingerimos são acidificantes do sangue e provocam irritação no cérebro, que pode levar a insónias.

Tenha o cuidado de fazer uma boa alimentação, dê preferencia ás frutas frescas, verduras, cereais e legumes e também pão integral.

É muito importante que os seus hábitos alimentares forneçam cálcio, magnésio, vitaminas D e B suficientes, a vitamina B por exemplo é imprescindível para o bom funcionamento dos centros nervosos.

Devem ter em consideração a redução da ingestão de gorduras animais, condimentos picantes, sal, fritos, conservas, carnes fumadas, moluscos e crustáceos assim como bebidas alcoólicas.

  • Para que possa te rum bom sono nocturno evite dormir a sesta. :P

  • O exercício físico estimula a produção de ácido láctico, este por si produz a sensação de fadiga favorecendo o adormecimento, por outro lado manter a forma também ajuda a livrar-se do stress e problemas emocionais, visto que aumenta a vitalidade. Se não pratica nenhum desporto um passeio ao fim do dia antes de ir para a cama pode ajudar um pouco.

  • Outro truque para relaxar e ajudá-la a ter o seu sono revitalizante são as massagens, peça a alguém que lhe massagem as costas, lentamente e suavemente. ( pode ser o seu companheiro ou alguém da família )

  • Experimente também beber um copo de leite morno e alguns minutos de leitura antes de dormir.

  • Pode também recorrer a ervas e chás medicinais, por exemplo, tília, melissa, valeriana ou menta.

Um ponto importante é o de não ficar ansiosa se não conseguir adormecer.

Regularize as horas de sono e não fique acordada na cama é preferível que se levante e “dê uma volta” e só depois voltar a deitar-se.

Cada pessoa tem um sono muito variável e este altera-se com a idade.


Depois disto e visto que eu própria já devia estar na cama há umas boas horas resta-me desejar-lhe uma bom noite, ou caso esteja a ler isto noutra altura um bom dia ou uma boa tarde. :)



Hiperligações: Sono na Wikipédia

Curiosidades:
O período mais longo que uma pessoa já conseguiu ficar sem dormir foi de aproximadamente doze dias. Napoleão Bonaparte dormia quatro horas por noite, enquanto Albert Einstein precisava de dez horas de sono.

@ Wikipédia
publicado por Blix às 01:26

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2 comentários:
De a lice a 8 de Dezembro de 2006 às 08:38
Parabéns pela iniciativa e pelo blog!
De Verónica a 15 de Dezembro de 2006 às 21:48
Olá a lice, obrigado pelo seu comentário.
infelizmente tenho andado um pouco ocupado ( um pouco bem grande :P) a ver se arranjo um tempito para actualizar este nosso blog

Verónica

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